Leites Vegetais






O leite vegetal é uma ótima opção em qualidade e valor nutricional semelhante e até mesmo superior ao leite bovino, sem o inconveniente de todos hormônios, vacinas e antibióticos usados nos animais, portanto, o leite bovino só alimenta o bezerro que possuí 3 pré-estômagos, chamados de retículo, rúmen e omaso, onde ocorre a fermentação dos alimentos. 
É também muito usado em preparações culinárias, e ideal para quem tem intolerância a lactose, e aos vegetarianos. Os leite a base de castanhas e amêndoas, sementes, gergelim, quinoa, amaranto, linhaça, girassol são ricos em cálcio, proteínas e aminoácidos, vitaminas e minerais e óleos monoinsaturados e ao contrário do bovino deve ser consumido todos os dias por todas as pessoas independentemente da idade.
Obs. Nenhum leite acima substitui o leite materno que tem 100% de compatibilidade com o DNA humano.
Antes de preparar qualquer leite a base de vegetais deve-se lavar bem as semente para eliminar resíduos indesejados. A sobra (bagaço) não deve ser descartado, podendo ser reaproveitado em mingaus, sucos, sopas, pães, etc., por serem ricos em fibras solúveis e insolúveis.
Após o preparo deve ser mantido em geladeira por no máximo 3 dias. Para ficar com sabor agradável pode-se colocar gotas de baunilha.
O Exemplo abaixo mostro a preparação do leite de Quinoa e Aveia. Usei 4 colheres de grãos de quinoa em meio litro de água e 4 colheres de aveia em flocos médios.  Os grãos não foram deixados de molho ou fervido para retirar o sabor adstringente da quinoa.

Guarde o leite sempre em recipiente de vidro. Rendimento um litro e meio.





Exemplos de alguns tipos de leites vegetais, mas você pode usar sua criatividade e diversificar.

Leite de inhame
Descasque 1 inhame japonês pequeno e bata no liquidificador com uma xícara de água. Uso junto uma maçã pequena e não coloco açúcar, fica ótimo. Coe conforme acima mostrado ou em pano de algodão.
Leite de coco
Retire a água de um coco seco, e quebre-o, retire a polpa, eu dexo com a casquinha marrom, trituro antes com uma faca e coloco direto no liquidificador. Macete para retirar a casca facilmente esquenta no forno por alguns minutos, isso fará com que a polpa se solte mais facilmente. Use em média 900 ml de água. Use um pano de algodão ou o próprio filtro do liquidificador. O bagaço use em outras preparações, fica ótimo cozinhar arroz colocar junto coco ralado.
Leite de linhaça
Para um copo de leite coloque 2 colheres de sopa de linhaça e duas colheres de gergelim, lave os grãos em uma peneira, coloque diretamente no liquidificador com 500ml de água.
Leite de castanha
Deixe as castanhas de molho na água, por várias horas ou até dobrar de volume. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.
Leite de amêndoas
Deixe as castanhas de molho na água, por várias horas ou até dobrar de volume. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas em Destaque

A dieta alcalina na prevenção e tratamento da osteoporose.

  ‍ Fonte: FreeImages‍ A osteoporose é uma condição que afeta muitas pessoas, especialmente mulheres na pós-menopausa. É caracterizada pela ...